2011-02-17

Comofas? - Parte 2



Gente conhecida minha escreve "a muito tempo" ou "se ele fize-se", e não é gente completamente idiota ou ignorante; talvez seja por desatenção e falta de reflexão. Acontece bastante mesmo, e é chato ter que corrigir constantemente meus próprios amigos. Mas aos anônimos escrevendo comentários agressivos em websites, eu não tenho pudor de apontar um dedo corretivo.

Eu guardo auma lista de erros de português triviais e muito feios, que costumo expandir periodicamente e postar neste blog (veja aqui a edição anterior da lista). Minha intenção não é sacanear as pessoas, mas detectar padrões nos erros comuns que apontam para deficiências na educação e também, ouso observar, falhas na lógica da norma ortográfica.

Tudo bem se você preferir apenas dar risada ou gritar de horror ao ver estes erros.


afirmão que
agaichamento
almentar
assender
baixo culhão
cançeira
cáquitus
casça
cauçado
censo do ridiculo
cinsero
cirueta
cituações
com migo
compultadores
concentimento
conexção
conserteza
crustáceis
debuntantes
demição
desce geito
desolcupados
despresar
em contro
emosao
em quanto isso
emteireseira
em sim
enesquecível
entar descer
escitava
esqueção
etinográfico
excenciais
exelente
exitada
expecular
eu feicharia
faixa etária de preço
fiquei exprimido
filha da pulta
forsa
fusar
geito
gosava
horganizadores
imença
imprecionar
inceticida
invão
isperiencia
jente
lixo nas causadas
mau intensionado
me cinto
menina felis
muintos
obistaculos
o que a mulheres pessam
passificos
pedofelia
percepitivel
perildo de tempo
por iço
porssível
praser
procição
quando ele lanso o produto
quando ouver
repercurção
rezistir
roudanas
sai-mos
se foce voce
sego
sem nosão
sensura
sertesa
trabeceiro
traser
túneo

P.S. - Se você chegou aqui por uma busca do Google, dou um alerta: o que você digitou está vergonhosamente errado. Pare de escrever a palavra assim, por favor. Faça direito! Estude!

10 comentários:

  1. Pior que tem gente que, como você mesmo levantou, deve errar por pura falta de atenção.
    Tem um amigo meu, de longuíssima data, que é muito culto, lê muito, viaja muito, sabe se expressar tanto verbal quanto textualmente muitíssimo bem.... mas, porém, contudo, todavia, como ele é "orrível" de ortografia!
    (melhorou muito de uns vários anos para cá, mas ainda comete uns belos deslizes)

    Duas palavrinha que muita gente erra (pior que são aquelas que a pessoa erra achando que tá acertando) são "descente" e "hipocresia".

    ResponderExcluir
  2. Este post é bom para desmitificar os erros, em vez de desmiStificá-los.

    ResponderExcluir
  3. E colocar os pinos nos is!

    ResponderExcluir
  4. "Sú real". Foi o que eu li esta semana, rs.

    ResponderExcluir
  5. "agaichamento" me lembra uma mania comum no RJ colocar "i" onde não tem. caIchoeira, taIxas pra pagar...

    ...em SP já é comum a maldição do pEneu :|

    ResponderExcluir
  6. Mais exemplos de paulistanices:
    Peneu.
    A. D. Vogado.
    Eme-Boi Mirim; o certo no original tupi é "mboi" pronunciado junto.
    Rua Caráibas em vez de Caraíbas; velho vício dos moradores da Vila Pompeia.
    Também tem, na mesma região, Rua Caiovas em vez de Cayowaá, cuja pronúncia real em guarani é Caiuá.

    ResponderExcluir
  7. A língua portuguesa está em constante involução!

    ResponderExcluir
  8. "Eu guardo auma lista de erros..." Typo?

    E onde os cariocas enxergam um U em doze? É abomirável!

    ResponderExcluir